sexta-feira, 11 de julho de 2008

O outro lado

Acabei de ver um video interessante no vocêtubo, sobre um personagem de video game preso no mundo virtual. Incrivelmente, o filme é tocante.

Os criadores conseguiram, apenas com as funções do jogo e sem dar voz nenhuma ao personagem (apenas alguns grunhidos) formar uma personalidade extremamente humana, tão complexa quanto a minha e a sua. Pode-se perceber o desespero, a solidão a incompreensão de se viver num mundo vazio, e, enquanto ninguém joga, sem propósito.

Me fez pensar um pouco sobre toda essa vida virtual. O que acontece quando desligamos o video game ou computador? será que acaba tudo? será que o mal vence? E o que será que os personagens lá de dentro pensam? Como será viver num mundo fechado, onde só se faz o que te mandam, e não se pode ir a lugar algum que não foi criptografado? Como seria estar "do outro lado do muro"?

Muitas pessoas vão dizer que são só um monte de códigos binários programados por um bando de japoneses, reproduzidos em milhares de pontos de luz numa tela de TV.

Até aí, um ser humano é só um punhado de carbono, água e algumas descargas elétricas.

[modo nerd filosófico desativar]

2 comentários:

Tefo disse...

link please!

no meu blog também tem um post chamado "o outro lado"

Tulio Bucchioni disse...

um punhado de carbono foi ótimo, Fontes!

pode crer...depender da vontade dos seres humanos não é das melhores coisas...!